h

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Orientação sobre Saúde Bucal 21.10.2016





        O paciente deve estar ciente dos cuidados com a higiene bucal em nossa unidade realização orientação quanto a técnica correta de escovação, evidenciação, aplicação do flúor, com o auxílio do fio dental. Após anamnese, as profissionais indicaram a melhor técnica para melhorias do seu sorriso.

       Mesmo ainda sem dentinhos é muito importante que os pais comecem desde cedo a escovar os dentes da criança, geralmente feita com uma gaze umedecida ou a dedeira para limpar gengiva e língua. Mas quando os primeiros dentes de leite surgem, já é possível começar a escovação. 

      Qual a maneira certa? Primeiro, as crianças não conseguem fazer sua higienização sozinhas, então, é de suma importância que os pais agarrarem essa missão o quanto antes. Mas se estiverem inseguros de como fazer, observe nossa dica.


A ESCOVA CERTA

       Sempre escolher uma escova de acordo com a faixa etária das crianças, basta checar a indicação que vem na embalagem. Isso faz toda a diferença para a necessidade de cada criança, já que o tamanho da cabeça de cada escova vai evoluindo de acordo com o aparecimento dos dentinhos. As cerdas devem ser sempre macias. E lembre-se de que,  a escova deve ser trocada a cada três  meses ou sempre que estiver em mau estado (cerdas muito abertas, por exemplo). 


CREME DENTAL: QUAL A QUANTIDADE CERTA?

          A quantidade de creme para a escovação da criança, principalmente para aquelas que ainda não sabem cuspir, deve ser bem pequena. Algo do tamanho de um grão de arroz já é o suficiente. Fazer espuma demais não é parâmetro de escovação bem feita.

PRECISA DE FIO DENTAL?

         A resposta é sim! Quanto mais cedo você estimular esse hábito, mais facilmente a criança vai pegar o jeito e entender a importância do fio dental. Ele não só elimina todo restinho de alimentos como remove a placa bacteriana, não dando chance para problemas bucais. Assim, a limpeza estará completa!

HORA DE ESCOVAR! 

  • A escova das crianças deve ter cerdas bem macias. Escolha o modelo de acordo com a faixa etária do seu filho. 
  • Não é necessário exagerar no creme dental. A quantidade do tamanho de um grão de arroz já é suficiente para realizar uma boa escovação na criança. 
  • Deixe a escova paralela à linha da gengiva. Comece fazendo movimentos circulares em grupos de quatro dentes durante 10 segundos cada. 
  • Deslize as cerdas da gengiva em direção à ponta dos dentes, inclusive na superfície interna deles.
  • Passe para os dentes do fundo e escove com movimentos de vai e vem bem suaves em todas as faces dos dentes.
  • Para finalizar a escovação, passe a escova nas bochechas e na língua, assim você elimina bactérias capazes de causar mau hálito.
  • Deixe um copo com água do lado para auxiliar a criança no bochecho eliminando toda a espuma do creme dental.
  • Para o fio dental, retire um pedaço com aproximadamente 45 cm, envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando 3 centímetros no meio. Deslize com suavidade entre os dentes da criança, formando um “C” em volta de cada dente, tomando cuidado para não forçar sobre a gengiva.

Postado pela ASB Andressa

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Roberto Burle Marx, s/nº - Ilha de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 3427-3148/2419-4918

Seguidores

Tecnologia do Blogger.