h

Conheça esta História contada pelo ACS




Rio de Janeiro, 27 de Janeiro de 2016


Visita Domiciliar na Equipe Gaspar

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao indivíduo, à família ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando à maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.1).7 de jun de 2011

Rio de Janeiro, 17 de Novembro de 2016



Conheça esta História contada por um ACS



Titulo: Uma Linda História de Superação
ACS: Liliane
Email:
Cliente: Sra Eugenia
Descrição:


Postado ASB Andressa

Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2016



Conheça esta História contada por um ACS



Titulo: Uma Linda História de Superação
ACS: Marcia Bento
Email:
Cliente: Sr. Arildo
Descrição:Paciente Arildo, nos contou um pouco de sua historia de vida, ele perdeu sua casa que  ficava na vila militar de Imbui, neste período teve que ir morar em um abrigo de Niterói ficando instalado no mesmo por 2 meses somente, tal abrigo foi interditado tendo que ser desocupado, neste momento sendo acolhido por sua irmã moradora de nossa comunidade. Foi captado e cadastrado pela ACS Marceli que logo encaminhou para equipe. Sr Arildo nos relata ser fumante de longa data e que necessitava de ajuda, pois o mesmo refere o desejo de parar de fumar. Foi quando a ACS márcia bento o ajudou a gradativamente a reduzir o cigarro com orientações e ajudar psicológicas, Sr Arildo aderiu de imediato o desafio de ficar 12 horas sem fumar, nos deixando muito animado com sua força de vontade. Hoje ele é quem estimula os outros do grupo de tabagismo a continuarem, mesmo com toda as dificuldades ele tem superado, e sua melhora na saúde é notavel, antes se cansava e tossia sem para pelo uso do tabaco, hoje ele vem caminhando de sua casa e nem aprenta mais aquele Sr. que veio nos pedir ajuda.



Relato autorizado pelo paciente.

Postado por ASB Andressa

Rio de Janeiro, 01 de Novembro de 2016





Conheça esta História contada por um ACS



Titulo: Relatos de uma ACS

ACS: Vilma

Email:

Cliente

Descrição: Eu como ACS, me sinto muito bem, pois essa profissão  nós proporciona ajudar as pessoas e levar a saúde e o bem estar para eles, os cadastrados, mas também nos da a condições de ter uma palavra muitas das vezes de grande importância, de acordo com  momento o problema de cada um.
       Em uma dessas oportunidades em visitas domiciliar, me deparei com um problema familiar de um idoso, que não queria ter ajuda de um cuidador que não fosse um parente dele, e ai as pessoas no casos as noras, não podiam  e os seus filhos trabalhavam, esse Senhor  é muito idoso com certas dificuldades, viúvo, e só teve filhos homens.

        Em uma visita domiciliar, o encontrei sozinho, foi me relatado pelo mesmo que havia passado mal de madrugada e sua família não soube do fato, pois o mesmo não queria dar trabalho aos seus filhos. Segundo o mesmo caiu da cama não conseguindo mais se levantar e durante a noite evacuou a cama inteira e como tinha dificuldades de locomoção não pode se levantar e se limpar sozinho. Eu perguntei a ele quem estaria cuidando dele, o Senhor afirmou que a nora estaria cuidando dele havia se mudado. 

        Expliquei a ele da necessidade de uma acompanhante, para cuidar de sua saúde e de sua casa, visto que o mesmo não da conta de tal fato. Conversei com familiares a respeito do assunto, e que se não fosse tomado as providencias cabíveis, poderiam serem acionados pela assistência social, em decorrência da negligencia ao idoso. Me foi prometido que o mesmo seria cuidado, seus familiares ficariam com a responsabilidade de cuidar do mesmo. E na semana seguinte  encontrei o mesmo agora com cuidado, muito feliz em perto dos seus familiares


Relato autorizado pela família do paciente.
Postado por ASB Andressa


Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2016


Conheça esta História contada por um ACS

Titulo: Relatos de uma ACS

ACS: Maria Gorete

Email:

Cliente: Dona Thereza 90 anos

Descrição:Dona Thereza tem 90 anos, Ela era muito ativa, morava sozinha, cuidava de sua casa e adorava cuidar de suas plantas. Nasceu no interior do Rio de Janeiro, sempre ajudou seu pai na lavoura ajudando a família em sua renda.

          Nas Visitas Domiciliares de Dona Thereza, eu sempre ria muito do seu jeitinho, porque era muito rabugenta, xingava, resmungava das coisas, deixando suas filhas com vergonha. Sempre gostei dela assim, ela sempre expressava o que estava sentindo. Em sua casa o quintal era muito acidentado, em decorrência disso, ela levou um tombo quebrando seu braço, ficando internada no Hospital Estadual Rocha Faria (HERF) por 1 mês, não podendo operar, devido sua idade muito avançada e seu estado de saúde que inspirava cuidados, assim o HERF liberou-a dando a Dona thereza alta.

           Em sua casa ela sofria muito com dores no seu braço, eu e a equipe grota funda ficamos muito sensibilizados, em todo momento demos o suporte para a família. Acompanhando o caso e tratando com que podíamos na atenção básica. Logo em seguida deste fato Dona Thereza foi internada novamente decorrente a um outro tombo, ficou no HERF por 15 dias, quando teve alta, ficou com escaras, eu sempre fazendo visitas domiciliares, levando a Técnica de Enfermagem, a Enfermeira e Médica, acompanhando de perto a evolução do curativo e cicatrização da ferida. E conseguíssemos com a ajuda dos familiares. Sandra, Celi, as filhas de Dona Thereza  e seu Genro Manoel. 

            Sempre elogiamos ela por sua força de vontade, mesmo com sua idade avançada, apos tantos sofrimentos e tantas altos e baixos ela conseguiu. O que para todos da equipe é uma grande vitória!!!


Relato autorizado pela paciente.

Postado por ASB Andressa


Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2016




Conheça esta História contada por um ACS


Titulo: Relatos de uma ACS



ACS: Amanda


Email:
Cliente: Amelina
Descrição: Em 2009 conheci Dona Amelina quando comecei a trabalhar como Agente Comunitário de saúde (ACS), no CMS Raul Barroso. Tamanha beleza existia nessa pessoa, que com sua força e sabedoria. Consegui cuidar do seu marido, surdo e mudo que teve câncer de intestino, já colostomizado, sem reclamar da vida e nunca murmurar.
             Desde muito nova sofria com artrite no corpo todo, para andar com maior facilidade foi feito uma palmilha adequada para os pés, usava o tempo todo o sapato, suas mãos eram deficientes, por causa da artrite e mesmo assim, fazia todo serviço da casa, comida vários doces, bolos, inclusive participava do grupo da terceira idade da Unidade CMS Raul Barroso. Inúmeras vezes ensinou as idosas do grupo a pintar panos de cozinha.
             Sempre que havia comemoração n grupo ela trazia um bolo confeitado por ela mesma, e fazia questão que todos da unidade experimentasse seu bolo, com um belo sorriso no rosto e uma alegria de viver. Inesquecível!!! Organizada e sempre fazendo seu artesanato, pintava quadros lindos, inclusive me apaixonei pelo tucano. Jamais vou esquecer, os panos de prato, o pote decorado com pedrinhas minusculas em formato de borboleta, admiração era a palavra certa, ficou a saudade e uma eterna gratidão por ter convívio e aprendido tanto com essa pessoa tão especial que Deus já levou e deixou muitas saudades. 

Dona Amelina foi nossa Homenageada no Outubro do ano passado

ACS Amanda
Com Carinho

Relato autorizado pela família do paciente após o falecimento que foi 31.12.2015.
Postado por ASB Andressa


OFICINA CULINÁRIA


     Realizamos um levantamento sobre como era o hábito alimentar dos usuários diabéticos e hipertensos  atendidos nesta unidade de saúde, e verificamos baixa ingestão de frutas, verduras e legumes. Tais alimentos fornecem fibras alimentares que auxiliam no controle da glicemia, desta forma contribuindo para manutenção do quadro. Desta forma os agentes comunitários de saúde decidiram criar uma oficina culinária abordando a importância de uma boa alimentação para controle destas doenças crônicas. 
     Após pesquisarmos sobre os alimentos recomendados para esse público, pusemos a mão na massa literalmente, reunimos nossos cadastrados com esse perfil, conseguimos uma cozinha  através de parceria com uma igreja local, que nos cedeu o espaço proporcionando a realização da atividade.
     Tivemos o cuidado de abordar também um assunto fundamental em se tratando de alimentos, a limpeza dos mesmos, orientamos sobre as soluções utilizadas para higienização de frutas, verduras e legumes.
     Verificamos resultados positivos com o grupo, hoje esses alimentos fazem parte do hábito alimentar da maioria dos que frequentam as oficinas. Na imagem acima vocês podem ver duas das idosas que aderiram as recomendações, e que hoje desfrutam de uma qualidade de vida muito melhor do que tinham antes.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Roberto Burle Marx, s/nº - Ilha de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 3427-3148/2419-4918

Seguidores

Tecnologia do Blogger.