h

Saúde na Escola

Rio de Janeiro, 11 de Fevereiro de 2017


Tema abordado pelos profissionais de saúde foi prevenção de ARBOVIROSES nas Escolas Municipais do território.




Rio de Janeiro, 10 de Fevereiro de 2017





Caminhada Arboviroses com os alunos da Escola Municipal Leôncio Correa e Profissionais da Saúde, Academia Carioca e pais de alunos!! Realizado orientações com a população e retirada de vários lixos com foco nas proximidades da escola.

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, chikungunya vírus e febre amarela.


Informações adicionais sobre manifestação neurológica e arboviroses
A ocorrência de aumento de manifestações neurológicas após a circulação simultânea de arbovírus está descrita na literatura internacional. Entre elas destaca-se a Síndrome de Guillaín-Barré, que é uma polineuropatia inflamatória desmielinizante que afeta 0,6-4/100.000 pessoas/ano. Sendo que em 2/3 dos pacientes a neuropatia diagnosticada por SGB ocorre após algum processo infeccioso¹. A Síndrome de Guillain-Barré tem um bom prognóstico. No entanto, até 20% dos pacientes permanecem severamente desabilitados e aproximadamente 5% morrem, apesar da imunoterapia. Uma metanálise de Guillain-Barré em países árabes apontou que a necessidade de assistência ventilatória variou entre 6 e 75%.

CHIKUNGUNYA
Nos últimos anos, com base no conhecimento após investigação de casos e surtos, observa-se ocasionalmente a relação da infecção de chikungunya com manifestações neurológicas, tais como: meningoencefalite (G05.1), meningoencefalo-mieloradiculite (G05.1), mieloradiculite (G05.1), mielite (G05.1), mieloneuropatia, Síndrome de Guillain-Barré (G61.0), oftalmoplegia externa (H49.3), paralisia facial dos nervos neurossensoriais, surdez e neurite óptica (H46).

DENGUE
Entre as manifestações neurológicas reportadas destacam-se as convulsões, alterações sensoriais, encefalite hemorrágica, paresias agudas, fraqueza muscular, encefalopatia, encefalomielite disseminada aguda, acidente vascular cerebral, mielites e Síndrome de Guillain-Barré4-15.

ZIKAVÍRUS
Há pouca informação na literatura sobre Zika vírus relacionado com manifestação neurológica. Existe o relato de um artigo na Polinésia Francesa de uma paciente que desenvolveu Síndrome de Guillain-Barré após sete dias de uma doença “Influenza-like”, cujos sinais e sintomas foram mialgia, febre baixa, exantema e conjuntivite. Associado a esse fato, havia o histórico de que essa localidade estava passando por um surto de Zika vírus que havia iniciado há algumas semanas do início de sintomas da paciente. As etiologias usuais para Guillain-Barré foram descartadas, tais como: HIV, hepatite B e C, citomegalovírus, Epstein–Barr vírus, herpes simples tipo 1 e 2, Campylobacter jejuni e Leptospira16.








Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2017


Reunião com a Direção da Escola Municipal Leôncio Correa. Objetivo desta reunião foi planejamento das ações anuais do PSE e detalhes da caminhada com os alunos e comunidade para prevenção das ARBOVIROSES
Mais o que é o PSE??
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
Texto retirado site do ministério da educação.
http://portal.mec.gov.br/…/secad-educacao-continuada-223369…




Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2016

 Mas o que é o PSE?

           O Programa Saúde na Escola (PSE) tem o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Fortalecendo a parceira entre a Saúde e educação,é uma estratégia que as duas instituições promovendo conjuntamente a cidadania e da Qualificação da saúde de cada escolar. 

           O hoje nossos profissionais foram para a Escola Municipal Leôncio Correa, para falar dos temas prevenção a hipertensão arterial infantil, hábitos de vida saudáveis através da alimentação e praticas físicas. Participaram da ação em saúde: CD Danielli, ASB Ana Lúcia, Enfª Carina, Téc. de Enfermagem Natália, Farmacêutica Vivian, ACS Marcelle



RIO DE JANEIRO, 21, OUTUBRO DE 2016

SAÚDE NA ESCOLA - CIEP ROBERTO BURLE MARX 



Blogueira ASB Andressa

ACS Viviane e Zelia

       Outubro Rosa na Escola

      Hoje contamos com a equipe de Saúde Bucal no CIEP Roberto Burle Marx, tema já conhecido pelos alunos que estão em plena atividade voltados para prevenção do câncer. 
Tem uma turma que está fazendo até coreografia para o tema, porém a palestra foi muito produtiva, com muitas participações dos alunos que demostraram muitas duvidas e curiosidades sobre o assunto. Ao final da atividade os alunos nos prestigiaram com um jarro de flores Crisântemo.

Postado ASB Andressa



Saúde do Escolar na E.M Euclides Roxo







Saúde do Escolar - E. M Narcisa Amália









RIO DE JANEIRO, 28.05.2012

SAÚDE DO ESCOLAR 

ESCOLA MUNICIPAL LEONCIO CORREA



POSTADO PELA ASB ANDRESSA



RIO DE JANEIRO, 09.02.2011

PLANEJAMENTO FAMILIAR 

CIEP BURLE MARX



POSTADO PELA ASB ANDRESSA


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada Roberto Burle Marx, s/nº - Ilha de Guaratiba

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 3427-3148/2419-4918

Seguidores

Tecnologia do Blogger.